top of page
  • Turma M101

Literatura

Lançamentos literários 2016/2017

Animais fantásticos e onde eles habitam – J.K Rowling

Previsão de lançamento: 17 de novembro de 2016

Baseado no livro de J.K. Rowling. O magizoologista Newt Scamander vai à cidade de Nova York com sua maleta, um objeto mágico onde ele carrega uma coleção de fantásticos animais do mundo da magia que coletou durante suas viagens. Chegando a comunidade bruxa norte-americana que teme muito mais a exposição aos trouxas do que o povo inglês, Newt precisará usar suas magias e conhecimentos para capturar uma variedade de criaturas que acabam saindo da sua maleta.


O orfanato da Srta. Peregrine para crianças peculiares – Ransom Riggs

Previsão de lançamento: 25 de dezembro de 2016

“O orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares”, um romance que tenta misturar ficção e fotografia. A história começa com uma tragédia familiar que lança Jacob, um rapaz de 16 anos, em uma jornada até uma ilha remota na costa do País de Gales, onde descobre as ruínas do Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares. Enquanto Jacob explora os quartos e corredores abandonados, fica claro que as crianças do orfanato são muito mais do que simplesmente peculiares. Elas podem ter sido perigosas e confinadas na ilha deserta por um bom motivo. E, de algum modo – por mais impossível que possa parecer – ainda podem estar vivas.





Inferno – Dan Brown


Previsão de lançamento: 13 de outubro de 2016

No coração da Itália, Robert Langdon, o professor de Simbologia de Harvard, é arrastado para um mundo angustiante centrado em uma das obras literárias mais duradouras e misteriosas da história: O Inferno, de Dante Alighieri. Numa corrida contra o tempo, Langdon luta contra um adversário assustador e enfrenta um enigma engenhoso que o arrasta para uma clássica paisagem de arte, passagens secretas e ciência futurística. Tendo como pano de fundo o sombrio poema de Dante, Langdon mergulha numa caçada frenética para encontrar respostas e decidir em quem confiar, antes que o mundo seja destruído.







A garota no trem – Paula Hawkins

Previsão de lançamento: 07 de outubro de 2016

Um dos maiores fenômenos editoriais dos últimos tempos, o thriller psicológico The Girl on the train, de Paula Hawkins, surpreendeu até mesmo seus editores e a própria autora. A trama, que gira em torno do desaparecimento de uma jovem mulher, com três narradoras femininas duvidosas, conquistou fãs como o mestre do mistério Stephen King, que publicou em sua conta do Twitter que o “excelente suspense” o manteve acordado a noite inteira: “a narradora alcoólatra é mortalmente perfeita”.








Deixe a neve cair – John Green

Previsão de lançamento: 9 de dezembro de 2016

Na noite de Natal, uma tempestade de neve transforma uma pequena cidade num inusitado refúgio para encontros românticos. Em “Deixe a Neve Cair”, bem sucedida parceria entre três autores de grande sucesso entre os jovens, John Green, Lauren Myracle e Maureen Johnson escrevem três hilários e encantadores contos de amor, com direito a surpreendentes armadilhas do destino e beijos de tirar o fôlego. E provam que o amor verdadeiro pode acontecer quando e onde menos se espera.



Lançamento: Março de 2016

Wild Cards – Down and Dirty, George R.R. Martin

O quinto volume da Wild Cards, se passa na cidade de Nova Iorque em 1986. As ruas de Jokertown estão fervilhando com guerras de gangues entre rivais implacáveis: Shadow Fists e a Máfia. À medida que a violência se enfurece fora de controle, até mesmo o metahuman Aces e Jokers, são forçados a passar a clandestinidade e travar sua própria guerra contra os poderes do inferno!.



Sugestões e Resenhas

O Menino do pijama listrado

Data de lançamento: 12 de setembro de 2008 (Reino Unido)

O filme “O Menino do Pijama Listrado” de John Boyne é uma obra com nome infantil que a princípio pode não despertar o interesse do público adulto.


Bruno é um garoto de nove anos que não faz ideia do que está acontecendo ao seu redor. Filho de um comandante nazista, o garoto se vê obrigado a deixar sua casa grande e agradável em Berlin para ir morar numa casa não tão confortável em um lugar onde não tem nenhuma companhia. Muito triste e entediado com a mudança, ele procura algo que o entretenha e acaba encontrando Shmuel, um garotinho que vive com outras centenas de pessoas do outro lado da cerca próxima a sua casa.







Por: João Vitor Duarte, Luis Felipe, Letícia,Vinícius e Emanuel



Retirado de:

Berenice

Berenice é um pequeno conto de horror escrito por Edgar Allan Poe. Foi publicado originalmente na Southern Literary Messenger em 1835. Os leitores da época escandalizaram-se pela violência do conto e reclamaram ao editor da Messenger.


O título do conto, resumido em apenas um nome, já aponta a importância da personagem Berenice para o narrador Egeu. Os dois crescem juntos no antigo solar da família. Nas primeiras fases da vida, Berenice é bela, ágil e alegre, enquanto Egeu apresenta-se recluso e entregue a atenções extremas por decifrações teóricas, bem como por banalidades do dia a dia.

Usando o poder que lhe é conferido como narrador personagem, Egeu justifica seu afastamento da realidade pela excessiva dedicação aos livros; descrevendo seu comportamento, delineia para si um perfil de monomania. Em contrapartida, Berenice era descrita como um ser cheio de vivacidade e transbordante de beleza, sendo evocada romanticamente pelo narrador como “sílfide entre arbustos” e “náiade entre as suas fontes”. Com o passar dos anos, o que seria fantasia passa a ser vivido como o real para Egeu; e o real passa a ocupar o lugar dos sonhos.


Inesperadamente, na vida adulta, Berenice é acometida por um mal, que a transforma totalmente. A doença inicia como um problema mental, que gradativamente vai atingindo seu estado físico, tirando-lhe toda a beleza e jovialidade. Esta Berenice da maturidade terá a fisionomia, abruptamente, aproximada do real, não cabendo, assim, em um mundo de devaneios, ocupado por “sílfide” e “náiade”. Neste momento, Egeu tem seu olhar despertado para algo que permanece intacto em Berenice, os seus dentes. E assim, ele terá sua atenção totalmente voltada para este sorriso, fixando, doentiamente, seus pensamentos nisto.


Tudo indica que na casa onde vive Egeu realizam-se todos os ciclos da sua existência. Este espaço real do conto é descrito como um lugar de nascimento e de morte, de fim e de recomeço. Seria assim com Berenice, ali ela nasceu e viveu a maior parte da sua vida, tendo recebido, também ali, o decreto de sua morte. Obcecado pela Berenice da infância e juventude, Egeu quebrará este ciclo, invadindo um sepulcro para tomar posse do único elo que o faria reaver a sua Berenice. Espantoso!

Por: Luís Felipe e Letícia Costa

Retirado de:

bottom of page