top of page
M101

México

Principais pontos turísticos do México

MÉXICO é um País com muita diversidade e ao mesmo tempo, em alguns aspectos, muito hegemônico. Há várias coisas interessantes para turismo no México. Pirâmides e templos antigos, grandes megalópoles e resorts tropicais. A viagem ao México pode começar na sua capital, a Cidade do México. É a terceira maior metrópole do mundo, perdendo apenas para Tóquio e Nova Iorque. Essa cidade com mais de 20 milhões de habitantes foi construída sobre as ruínas de Tenochtitlan, a antiga capital Asteca fundada em 1325. Indícios de civilizações antigas estão presentes na cidade, particularmente nas escavações do Templo Mayor e no Museu Antropológico no Parque Chapultepec. Tenochtitlan foi fundada em 1325 pelos astecas.



Catedral Metropolitana

Símbolo da colonização espanhola e da arquitetura Barroca-Churriqueresca. É a maior catedral latino americana, cuja construção levou 250 anos para ser concluída. Na foto abaixo podemos ver a riqueza de sua arte.


ZÓCALO, a 3ª maior praça do mundo

Além de ser a sede dos poderes políticos, econômicos e religiosos, a praça é um ponto de encontro onde o povo do México se reúne para a celebração de festas ou participar em manifestações. É o lugar em que os mexicanos tomam parte na história.


Diana Caçadora, Cidade do México

Muitos outros monumentos são símbolos da história e cultura mexicana, destacando-se como os mais relevantes, o “Ángel de la Independência”, “Diana Cazadora”, “Monumento a la Revolución”, “Monumento a los Niños Héroes”, “Hemiciclo a Juárez”, “Monumento a Colón”, “Torres de Ciudad Satélite”, entre outros.


Museo Nacional de Antropologia e História

O museu Museo Nacional de Antropologia e Historia é um local interessantíssimo para se visitar porque Exibe a maior coleção de objetos pré hispânicos das diferentes civilizações que habitaram o território mexicano.


Bosque de Chapultepec

Apesar de ser uma enorme zona urbana, a cidade também abriga espaços mágicos, comoChapultepec, o parque mais visitado da cidade que conta com zoológico, seção de jogos mecânicos e grandes extensões de áreas verdes com muitos monumentos e belas fontes. Ao todo são 150 parques, todos muito bem conservados e frequentados nos finais de semana por mexicanos e turistas onde se pode descansar, assistir eventos artísticos, comprar artesanato tradicionais ou até mesmo realizar atividades de ecoturismo.


Basílica de Guadalupe

Na cidade do México encontra-se o principal templo católico da América, a Basílica de Guadalupe; um templo sofisticado que comporta até 40.000 pessoas, e tem até tapete rolante na frente da imagem da virgem de Guadalupe para evitar a demora dos fiéis.




Moeda

O peso mexicano é a moeda corrente oficial do México desde 1993. O peso foi a primeira moeda do mundo a utilizar o símbolo "$", antes mesmo de o dólar dos EUA, que mais tarde utilizou para seu próprio uso. Devido a instabilidade econômica do país na década de 1980, a inflação encareceu fortemente os preços, o que tornou necessária a impressão de cédulas com valores cada vez mais altos, o que resultou em valores astronômicos.

Como forma de reajuste, o Novo Peso Mexicano ou "Segundo Peso" foi introduzido em 1 de janeiro de 1993, equivalendo a mil pesos mexicanos antigos. Durante a presidência de Felipe Calderón Hinojosa, sofreu uma desvalorização acentuada, em março de 2009, MX$15,36 pesos eram equivalentes a US$1,00 dólar.

Comidas Típicas:

Uma mistura de influências do Velho e do Novo Mundo. Ingredientes como tomates, chilis, peru, baunilha, chocolate e milho, eram consumidos na era pré-colombiana; foram trazidos pelos espanhóis outros ingredientes como, carnes de vaca, porco e frango, trigo, cebola, alho e laticínios. Da fusão de todos esses elementos surgiram vários pratos típicos e exóticos.


Tortillas – são panquecas de trigo ou milho, produto básico mexicano, servidas como prato principal acompanhamentos ou aperitivos. As de milho têm cores variadas.


Guacamole com totopos– (purê de abacate com lascas de tortilla), possivelmente o prato mexicano mais popular. O guacamole é também recheio para tortillas ou guarnição em vários pratos.

Enchiladas– tortillas enroladas fritas e recheadas, cobertas por um molho, podem ter uma variedade de recheios, como queijo, cebolas ou frango.


Empanaditas– massas recheadas com carne ou atum, talvez tenham sido introduzidas no México por mineradores vindos da Cornualha, Inglaterra.

Tortas Compostas – Saborosos sanduíches preparados em pequenos pães do tipo baguete chamados “bolillos” ou “teleras”, são servidos com recheios variados.

Codornices a la pastora – codornas temperadas com sal, vinagre e pimenta e levadas para assar com as penas, envoltas em uma massa de barro sobre fogo forte. Quando a massa de barro estiver branca, as codornas estarão prontas. Gallinaenhuarache – galinha cozida com vários ingredientes como: “chorizo” (linguiça de porco), maçã, pêra, batata, tomate, cebola, pimenta, cravo, canela, alcaparras, amêndoas, passas e vinho tinto.

Restaurante

Vários entre os maiores chefs da Cidade do México, metrópole vibrante e cosmopolita, foram buscar inspiração nas ecléticas culinárias regionais do país, que abarcam dos misteriosos moles de Oaxaca e Puebla aos ceviches picantes de Baja e Yucatán. Mas neste destino em permanente mutação, os melhores restaurantes também emprestam sabores da Argentina, do Japão, do Sudeste da Ásia e do Mediterrâneo, produzindo uma cena gastronômica das mais interessantes e diversas, cinco dos endereços que capturam a essência da culinária da Cidade do México.

Mercado de Coyoacán

No subúrbio histórico de Coyoacán, a poucas quadras da casa onde viveu Frida Kahlo (hoje o museu La Casa Azul), este mercado municipalclaustrofóbico, caótico e adorável abriga um dos melhores achados culinários da Cidade do México: a Tostadas La Charparrita. Com meio século de idade, a barraquinha de comida simples, iluminada por lâmpadas fluorescentes, oferece um balcão e uns poucos assentos.

Reforma 500

Com mesas em um tranquilo pátio ajardinado e um salão gostoso com paredes amarelas e janelas que vão do chão ao teto, o restaurante estrelado do Four Seasons Hotel México, D.F. é ao mesmo tempo refinado e relax.


Izote

A chef-celebridade Patricia Quintana, conhecida por sua abordagem moderna da cozinha mexicana ancestral, está à frente deste restaurante bacana no bairro da moda, Polanco. O cardápio muda sempre, mas sem abrir mão da criatividade; pode incluir vermelho no vapor com essência de pulque (licor fermentado de agave), cogumelos-ostra e favas.

Los Danzantes

Entre as ruas de paralelepípedos e o cultuado café do bairro colonial de Coyoacán, este restaurante com decoração festiva tem vista para o verde e as fontes do JardinCentenario. É um dos expoentes mais fortes do movimento “slowfood” na cidade, oferecendo sabores mexicanos com um toque internacional.

Rojo Bistrot

Com seu toldo azul, fachada mostarda e salão aconchegante à meia-luz, a casa é exemplo da vibração boêmia de Condesa, um bairro cheio de cafés descolados e bares da moda. Se não é refinado nem típico, tem uma equipe culinária talentosa, que prepara pratos contemporâneos franceses e italianos deliciosos.

Hospedagem

Zona Rosa: Room Mate Valentina


A Zona Rosa é uma pequena área triangular (faz parte do bairro de Juárez) que concentra a maioria dos turistas, um grande numero de restaurantes, lojas e casas noturnas voltadas ao público LGBT. A área entre o Paseo de La Reforma e as ruas Londres, Varsóvia e Niza é a mais movimentada por transeuntes, com controlado fluxo de veículos e trechos só para pedestres.

La Roma: Four Points by Sheraton


O hotel Four Points by Sheraton é um hotel executivo do grupo Starwood, que administra 175 hotéis com a bandeira Four Points. A primeira impressão não foi das melhores, com a recepção mal iluminada e nada simpática; talvez pelo fato de estar havendo um evento de arte no hotel, com muito movimento de pessoas e materiais para instalação de painéis.

Hilton Mexico City Reforma

Como todos os hotéis da rede Hilton, este mantém a ótima qualidade dos serviços e dependências, o Hilton está localizado nas proximidades de diversos pontos turísticos como o Paseo de la Reforma, lojas, galerias de arte, Palácio de Belas Artes e muitos outros. O hotel conta com um excelente restaurante, El Cardenal, Spa, piscina, Wi-Fi em todas as áreas e 458 quartos distribuídos em 27 andares com vista, ar condicionado, TV a cabo e banheiros com mármore. Endereço: Avenida Juarez 70, Cidade do México.

City Express Buenavista

Localizado na região de Buenavista, o hotel City Express Buenavista é outra opção de hospedagem 3 estrelas na capital mexicana. São 103 quartos distribuídos em um edifício moderno com 4 andares com Wi-fi gratuito, ar condicionado, TV LCD e canais a cabo. O hotel está muito bem situado próximo a pontos turísticos como a Catedral Metropolitana, a Torre Latino-americana, o Palácio de Belas Artes, a Alameda Central e o Museu Universitário delChopo. Um bom hotel na Cidade do México. Endereço: Avenida Insurgentes Norte 226, Cidade do México.


Hampton Inn & Suites Mexico City

O Hampton Inn&SuitesMexico City está localizado em um edifício muito bonito de 6 andares, no coração do Centro Histórico da Cidade do México perto do Museo de laCiudad, Palácio Nacional e do Museu Palácio Cultural Banamex. O hotel é considerado 3 estrelas e no seu interior estão 117 quartos com ar condicionado e TV a cabo. Há academia, espaço para crianças, terraço e Wi-Fi em todas as áreas do Hampton Inn&SuitesMexico City. Um dos melhores hotéis na Cidade do México. Endereço: Calle5 de Febrero, 24, Colonia Centro, Cidade do México.

Clima

O planalto central é seco e ameno, estando os cimos das montanhas mais altas frequentemente cobertas de neve. As terras baixas costeiras, sobretudo na metade meridional, são cálidas e úmidas. Os meses mais quentes vão de abril a julho; os mais chuvosos de julho a setembro; os mais frios de novembro a fevereiro.Os climas áridos e semi-áridos dominam 60% do país, sobretudo a NO (Baixa Califórnia, Sonora, Chihuahua), com temperaturas (negativas durante o inverno) amenizadas pela altitude na região do planalto Central.

O Iucatán e a costa leste têm clima tropical úmido, com ocorrência de furacões no verão.A Cidade do México é tão grande que tem vários microclimas dentro do clima da cidade. Curiosamente estes microclimas coincidem com os climas do país. Por exemplo, no norte da cidade é árido, em contraste com o sul, que conta com muito mais vegetação e umidade.


O centro é uma zona intertropical, com temperaturas altas, mas esta condição pode ser modificado devido a altitude e relevo, 57% do território tem clima temperado, 33% de semi-frio e 10% de clima semi-seco.


No norte, noroeste, centro, centro-sul e leste, se distribui o clima temperado. Esta extensa zona tem uma altitude que vai de 2.250 m em Iztapalapa a 2.900 m na Sierra de Guadalupe, nas áreas orientais da Sierra de lasCruces e na SierraAjusco-Chichinautzin; a temperatura média anual varia de 12°C nas partes mais altas a 18°C nas altitudes menores; na mesma ordem, a precipitação total anual vai de 1.000 a 600 mm.

Retirado de:

Por: Letícia e Luís Felipe

bottom of page