top of page
  • Turma: M701

Hóquei X Baseball

Hóquei no Gelo

O Hóquei no gelo é um esporte olímpico jogado num rinque de patinação entre duas equipes de seis jogadores, onde todos os jogadores e juízes calçam patins sobre o gelo. Os jogadores que vão patinam no gelo e usam tacos para movimentar um disco de borracha. O objetivo do jogo é fazer com que o disco seja colocado na baliza do adversário. Um gol equivale a um ponto em que a equipe com o maior número de pontos no final vence a partida. É um dos jogos mais rápidos do mundo, tanto pelo movimento constante e rápido dos jogadores quanto pelas tacadas disparadas pelos jogadores que podem alcançar uma velocidade de mais de 160 quilômetros por hora.


É um dos poucos desportos que permitem a troca de jogadores (ilimitadamente) enquanto o jogo ainda está em progresso. E também um esporte muito violento e agressivo, embora pesados equipamentos de proteção sejam utilizados, diminuindo o número de lesões, Brigas entre jogadores são muito comuns nas partidas de hóquei e tendo algumas regras para elas.

O hóquei no gelo surgiu no Canadá, onde é o desporto nacional do país. O Canadá é o maior vencedor de competições internacionais de hóquei no gelo do mundo, como o Campeonato Mundial e nos Jogos Olímpicos. O desporto também é muito popular nos Estados Unidos (maioritariamente na região Nordeste e Centro-Norte do país), Suécia, Rússia, Checa, Finlândia, Eslováquia e Eslovênia, Letônia, em menor escala e em outros países de clima temperado. No

Canadá, nos Estados Unidos e na Rússia, o hóquei no gelo é chamado simplesmente de "hóquei". O hóquei no gelo pode ser praticado ao ar livre num dia frio, ou durante o ano inteiro, até mesmo no Verão, em estádios especializados.




História do Hóquei



O hóquei sobre o gelo foi criado no Canadá em 1834, como um derivado do hóquei em campo. Os primeiros jogos, de caráter informal, foram realizados por soldados britânicos em Kingston, Ontário, Halifax, Nova Escócia, sobre espelhos de água congelados, como rios e lagos. Durante o rigoroso Inverno canadense como um derivado directo do hóquei de campo, tacos curvados e bolas de borracha eram os principais equipamentos de jogo. Em 1875, o primeiro jogo em recinto coberto foi organizado em Montréal, e em 1877, sete estudantes da Universidade McGill criaram as primeiras regras para o desporto. A bola de borracha foi substituída por um disco de madeira, e cada equipe possuiria nove jogadores (mais os reservas).

O desporto rapidamente espalhou-se pelo país. Em 1883, o desporto esteve presente no festival de Inverno de Montréal, tendo participado dos festivais de Inverno da cidade pelos próximos anos. Ao longo da década de 1880, muitas equipas de hóquei foram criados no país. Em 1898, o então Governador Geral do Canadá, Lord Stanley of Preston (cujos filhos eram fãs de hóquei), compareceu ao festival de Inverno, e ficou muito impressionado com o desporto, tanto que achou que deveria existir um troféu para a melhor equipa de hóquei, e Stanley doou um troféu de prata, que seria dado todo os anos à equipa vencedora do Canadá. Atualmente, a Stanley Cup é dada à equipa vencedora da NHL. Por volta de 1895, os primeiros jogos de hóquei sobre o gelo nos Estados Unidos foram organizados.

A pista (campo)



O campo de hóquei é uma pista de gelo e especialmente desenhada para o hóquei no gelo. O gelo diminui ao máximo a fricção do disco sobre a pista, bem como a locomoção dos jogadores e permitindo a estes alcançarem altas velocidades.


O campo possui um formato retangular e a pista de hóquei no gelo padrão possui 61 metros de comprimento, com isso 26 metros de largura na NHL ( National Hockey League) no então 60 x 30 metros no resto do mundo. Todas as pistas de hóquei possuem cantos de formato arredondado, em vez de formarem um ângulo de 90 graus. Tem o muro opaco, de aproximadamente um metro de altura, envolve toda a pista e evita que o disco saia do campo. Acima deste muro, fica outro, transparente que possui aproximadamente entre um metro a 1,25 metro de altura, permitindo às pessoas na arquibancada ampla visão de jogo, ao mesmo tempo que protege estas pessoas.



Uma linha vermelha e a linha central divide o campo ao meio. É usada pelo juiz para a marcação de impedimentos e de icings. Outras duas linhas vermelhas estão localizadas em cada extremo do retângulo e a três metros do fim do campo. Está linha não é usada apenas em pistas de hóquei em escolas nos Estados Unidos (embora seja usada no Canadá).


Duas linhas azuis é a distância a 8,5 metros da linha vermelha central na NHL (National Hockey League) e de 8,85 metros no resto de todo o mundo, delimitam as três zonas do campo: a zona de defesa (defensive zone), a zona neutra e a zona de ataque (offensive zone).

Uma baliza (gol) (goal cage, em inglês) fica localizada logo à frente de cada red goal line. Esta baliza consiste numa rede resistente, suportada por três traves de metal. A baliza possui 1,2 metros de altura e 1,8 metros de comprimento, e é aqui onde jogadores de uma dada equipe devem posicionar o disco para pontuarem. A maioria das balizas possui também uma sirene e uma caixa de som, que emite luz e som por alguns segundos, indicando claramente a presença do gol. Ambas são ativadas pelo "juiz da baliza".

À frente da baliza fica uma área que possui 2,2 metros de comprimento e dois metros de largura na NHL, ou diâmetro de 1,8 metros no resto de todo o mundo, chamada de goal crease. Um jogador não pode entrar na goal crease da equipe oponente, a não ser que esteja indo atrás do disco. Portanto, um gol não contará, caso o jogador que pontuou esteja dentro da goal crease do oponente. Uma excepção é se jogadores da equipe oponente forçarem o jogador a pontuar dentro da goal crease, e, neste caso, o ponto é valido.Existem nove pontos de faceoffs, onde são realizadas a grande maioria dos faceoffs de uma partida.


A linha vermelha central possui um ponto de faceoff, no centro do campo, outras quatro estão localizadas na zona neutra, e cada zona de defesa/ataque possui mais dois pontos de faceoff. Todos os pontos de faceoff são vermelhos, com exceção do ponto central, que é azul.Todos os campos de hóquei profissional e a maioria dos campos de hóquei amadores possuem um banco de reservas, onde localizam-se os jogadores de reserva; e também um banco de penalty (penalty bench), onde jogadores penalizados por faltas ficam, temporariamente. Tais bancos localizam-se atrás do muro de protecção.


Entre os intervalos, e principalmente antes e após uma partida, veículos especiais, informalmente chamados de zambonis, alisam e limpam a superfície do gelo.Pistas de gelo, para jogos de hóquei de gelo informais, podem ser construídas em playgrounds e em quintais de casa, caso a temperatura do ar esteja baixa o suficiente (-10 °C ou menos).

Tempo

Jogos de hóquei no gelo são feitos em três períodos (tempos) de 20 minutos cada, e separadas por dois intervalos de 20 minutos cada. Nestes períodos, conta-se apenas o tempo em que o disco está em movimento - o tempo gasto na realização de faltas, entre um golo e um tiro de faceoff ou mesmo discussões, não contam.


O cronómetro é controlado por um game timekeeper. Cada equipa tem direito a 30 segundos adicionais e opcionais de jogo, sem contar o tempo normal de jogo. Uma equipa que esteja a perder pode usar este tempo para tentar fazer mais pontos.Após os três períodos normais de jogo, na NHL, caso as equipas estejam empatadas em pontos, um quarto período de cinco minutos, a sudden death overtime, é realizada.


A equipe que pontuar na mesma vence a partida. Caso nenhuma equipa pontue neste período, o jogo termina empatado, excepto em certos jogos da fase final (dos quartos-de-final em diante). Como as quartas de final, as semifinais e a final são realizadas em jogos de melhor de sete, caso ambas as equipas tenham chegado ao sétimo jogo com o mesmo número de vitórias e derrotas, a sudden death overtime, neste caso, prorroga-se até que uma equipa saia vencedora.



Substituições



As Substituições no hóquei sobre o gelo podem ser feitas diretamente, sem autorização do juiz e podendo ser feitas diretamente quando o jogo está em andamento. Naturalmente, jogadores que estão jogando não podem ser substituídos por jogadores que foram penalizados no jogo e não terminaram de cumprir a punição imposta pelo juiz. Os jogadores reservas ficam em um banco, localizado ao lado da pista de gelo, atrás do muro de proteção.



Equipamentos


Para a prática do hóquei de gelo, os seguintes equipamentos são indispensáveis: Um disco (puck). O disco é geralmente preto, feito de borracha. O disco possui em torno de 2.5 centímetros de espessura, 7,6 centímetros de diâmetro e 156 a 170 gramas de peso.

Patins de hóquei de gelo (hockey skates), constituídas de um sapato de nylon e couro (conferindo aos pés proteção) e de uma lâmina de aço (oferecendo ao jogador sustentação e mobilidade sobre o gelo). As lâminas dos patins são curvadas em seus extremos, possibilitando maior facilidade de turno e de travagem.







O taco (stick), que possui um formato de L. Este taco é constituído por duas partes: o punho, ou segurador (handle), que é feito de plástico (para prática informal), metal ou de madeira (de melhor qualidade, são usadas em jogos amadores e profissionais); e da lâmina (blade), feita de plástico ou madeira.

A lâmina possui um formato levemente curvado, e é a parte do taco que é usada pelo jogador para a movimentação do taco. A lâmina não pode ter mais do que 32 centímetros de comprimento e 8 centímetros de altura - com exceção das lâminas dos tacos usados pelos guarda-redes (goleiros), que podem ter até 39 centímetros de comprimento e 9 centímetros de altura. A lâmina do guarda-redes é mais larga justamente para facilitar a defesa, uma vez que uma das mãos é "inutilizada" para defender pelo fato de ser obrigatório o uso de stick pelos jogadores.






Uniforme




O uniforme dos jogadores constitui-se de uma camisa decorada com o logo da equipa, o sobrenome do jogador e um número entre 1 a 99 - na NHL, até 98, porque 99 não é mais permitido na Liga, em homenagem a Wayne Gretzky é considerado o maior jogador de hóquei no gelo de todos os tempos que usava este número. Algumas ligas permitem que os uniformes sejam usados por terceiros, para fins de propaganda comercial.



Posições




O guarda (redes ou goleiro): É o jogador encarregado de defender o gol. Ficam quase sempre próximos ao gol. Os guarda-redes precisam de rápidos reflexos, além de rapidez e força suficiente para mover qualquer parte do corpo e o pesado equipamento de proteção, rapidamente, com o intuito de bloquear o gol. Um pequeno erro ou demora de alguns poucos segundos podem custar à sua equipa um ponto. Ao contrário dos outros jogadores, possuem o direito de pegar o disco com as mãos, em qualquer parte da pista.

Defesa (defense): Atual principalmente na zona de defesa da sua equipa, tentando parar ataques da equipa oponente. Marcam poucos gols. Alguns, porém, são muito ofensivos, participando de jogadas de ataque quando possível. Estes fazem mais golos, mas arriscam a defesa da sua equipa.

Centro (center): Posiciona-se no centro da pista. Geralmente, são os jogadores que mais se movimentam ao longo do jogo, e participam tanto de jogadas de defesa quanto de ataque. São também os jogadores que mais marcam golos.Wingers: Posicionam-se nos cantos da zona de ataque, lutando pelo disco, quando este vai para a região por trás da baliza, posicionam-se em frente ao golo (com o intuito de bloquear a visão do guarda-redes e de pegar possíveis remates) e fazem passes ofensivos para outros jogadores de sua equipa, quando estes estão livres de marcação. Geralmente, são utilizados dois, um sendo o left winger (ala esquerda) e o outro o right winger (ala direita).A grande maioria das equipas de hóquei no gelo usa três jogadores de ataque (um center e dois wingers) e 2 jogadores de defesa, além do guarda-redes.


Cada equipe possui um capitão, encarregado de liderar a equipa em jogo, e é o único jogador de uma equipa a quem é permitido falar diretamente com os juízes ou os linesmen. O capitão é identificado pela letra C, em maiúscula, localizado na parte frontal superior do uniforme. Dois jogadores da equipa são escolhidos como capitães alternativos, como substitutos ao capitão ativo, caso este seja penalizado ou expulso, são identificados pela letra A e em maiúscula.

Juíz

Oficiais são pessoas qualificadas que possuem algum tipo de responsabilidade ao longo do jogo, desta vez fazer com que as regras sejam respeitadas até a manutenção da ordem ao longo do jogo.



Retirado de:





O Beseball

É um desporto praticado por duas equipes de nove jogadores, que alternadamente ocupam as posições de ataque e defesa. É um esporte Típico nos Estados Unidos Da América .


As posições:


Arremessador/Pitcher: É o principal jogador de uma equipe de beisebol. Sua função é arremessar a bola, com a intenção de que ela não seja rebatida pelo jogador do time adversário.


Receptor/Catcher: Sua função é pegar as bolas que são arremessadas pelos lançadores, caso ela não seja rebatida pelo jogador do time adversário.


Primeira-base/First baseman: Sua função é a de defesa da primeira base a ser percorrida e de cobertura das jogadas nela feitas.


Segunda-base/Second baseman: Sua função é ocupar a segunda base e executar, juntamente com o primeira base, uma jogada chamada double play.


Terceira-base/Third baseman: Sua função é ocupar a terceira e defendê-la, bem como cobrir as jogadas que podem ser feitas nela.


Interbases/shortstop: Ocupa os espaços entre a segunda e a terceira base. Sua função é a de cobrir a região da segunda base em caso de double play.


Campista esquerdo/Left fielder: É um jogador responsável pela defesa do chamado campo esquerdo.


Campista central/Center fielder: É um jogador responsável pela defesa do chamado campo central.


Campista direito/Right fielder: É um jogador responsável pela defesa do chamado campo direito.


Rebatedor/Hitter: É o responsável por rebater a bola lançada pelo arremessador.

As regras do beisebol


1- Cada partida possui nove entradas, não havendo um tempo definido.

2- A entrada é o tempo e que um time assume o ataque e a defesa.

3- A equipe que entra como defesa primeiramente tem os 9 jogadores em campo, enquanto a equipe que entra como ataque conta, inicialmente, com um.

4- Todos os jogadores do time assumem o posto de batedor, seguindo uma sequência pré-estabelecida.

5- Quando o batedor não conseguir completar as quatro bases em uma só jogada, um outro jogador de seu time entra como batedor, para que ele retome da base onde parou.

6- Não há empates do beisebol. Vão sendo adicionadas novas entradas até que haja uma diferença de pontuação.

7- Quando o arremessador lança a bola, a função do batedor é rebatê-la e percorrer as quatro bases que compõem o campo até que algum jogador da defesa consiga devolver a bola para algum dos jogadores que guardam as bases.


Retirado de:





bottom of page