top of page
  • M701

Grécia Antiga

Apenas 14 países disputaram a primeira edição dos Jogos Olímpicos, em Atenas-1896. Na edição seguinte, houve um descrécimo de dois países. Já a edição de St. Louis, em 1904, que teve a concorrência da Feira Mundial, manteve o patamar esvaziado das duas anteriores, com 13 países.

Apenas a partir da década de 60 os Jogos passaram a ter uma presença maior de países. Mas os boicotes às Olimpíadas de Montréal-1976, Moscou-1980 e Los Angeles-1984 por motivos políticos diminuíram a participação das nações. O número voltou a subir a partir de Seul-1988 e atingiu o seu auge em Atenas-2004, quando ultrapassou pela primeira vez a barreira dos 200 participantes.


Atletismo, ciclismo, esgrima, ginástica artística, levantamento de peso, luta, natação, tênis e tiro. Estas nove modalidades formaram o programa da primeira edição da Olimpíada, em Atenas-1896. Esportes coletivos só passaram a ser disputados a partir de Paris-1900, com a inclusão das disputas de futebol e pólo aquático.

Hoje, 32 modalidades fazem parte do programa olímpico. As últimas inclusões foram trampolim acrobático e triatlo, que começaram a ser disputadas em Sydney-2000. A partir da próxima edição, o número de esportes deve cair, com a provável exclusão de beisebol e softbol.


A grandiosidade apresentada pelos Jogos Olímpicos hoje em dia nem se compara com o início da competição. Se em Pequim são esperados mais de 10 mil atletas, número que tem se repetido nas três últimas edições (Atlanta-96, Sydney-00 e Atenas-04), nos Jogos de Atenas em 1896 apenas 241 competidores participaram do evento.

A primeira Olimpíada na Grécia foi a única que não contou com a presença feminina. As mulheres, entretanto, precisaram de muitos anos para conquistarem espaço nos Jogos. Apenas em Munique-1972 o número de participantes femininas ultrapassou mil. Em compensação, nos últimos anos, a presença de mulheres está cada vez mais constante.


Naquela ocasião, a notícia da batalha deveria ser urgentemente repassada aos gregos que habitavam a cidade de Atenas. Para que a tarefa fosse realizada, as tropas gregas elegeram o habilidoso soldado Filípides para percorrer a distância de quarenta e dois quilômetros que separava a cidade de Atenas e a planície de Maratona.


A primeira homenagem feita ao grego que percorreu heroicamente esses 42 quilômetros foi realizada em Atenas, nas Olimpíadas de 1896. Naquela ocasião, o corredor Spiridon Louis venceu a competição com um tempo de duas horas, cinquenta e oito minutos e cinquenta segundos. Em 1908, nas Olimpíadas de Londres, a distância da competição foi ligeiramente aumentada para a distância de quarenta e dois quilômetros e cento e noventa e cinco metros.


Em outubro de 2010, uma nova homenagem ao corredor Filípides foi realizada na Maratona de Atenas. Nessa edição especial, a corrida contou com a exata inscrição de doze mil competidores. Esse foi o mesmo número de soldados gregos que participaram da batalha contra os persas.


Segundo a Carta Olímpica, o Comité ou Comitê Olímpico Internacional é uma organização não-governamental. Foi criada em 23 de Junho de 1894, por iniciativa de Pierre de Coubertin, com a finalidade de reinstituir os Jogos Olímpicos realizados na antiga Grécia e organizar e promover a sua realização de quatro em quatro anos.


O COI é financiado através de publicidade e comercialização de artigos comemorativos dos Jogos e através da venda dos direitos de transmissão dos eventos Olímpicos.

Em 1896, após uma pausa de 1500 anos, realizaram-se os primeiros Jogos Olímpicos da era moderna, que o barão de Coubertin esperava ajudassem a fomentar a comunicação e paz internacional.


Atualmente, o objetivo do COI é a administrar e legislar sobre os Jogos, e também servir como entidade legal que detém os direitos de autor, marcas registadas e outras propriedades relacionadas com os Jogos Olímpicos. Por exemplo, a Bandeira Olímpica, o Lema Olímpico e o Hino Olímpico pertencem e são administrados pelo COI. Adicionalmente há outras organizações, nomeadamente os Comités Olímpicos Nacionais e as Federações Esportivas Internacionais, que são controladas pelo COI e que coletivamente são designadas por Movimento Olímpico.


As cidades que desejarem ser sedes dos Jogos Olímpicos de Verão ou de Inverno devem entregar uma proposta candidatura para seus Comitês Olímpicos Nacionais que devem autorizar ou não a sua candidatura. Estes devem entregar a proposta de organização ao COI que tem a palavra final na decisão de onde se realizarão os Jogos, através da votação de delegados que representam a maioria dos países membros. Por lei, todos os membros do COI têm de se retirar ao atingir 81 anos de idade.


O Comitê Olímpico do Brasil ou simplesmente é a entidade máxima do esporte no Brasil. Foi fundado em 8 de Junho de 1914, na sede da Federação Brasileira das Sociedades de Remo, por iniciativa da Liga Metropolitana de Sports Atléticos. Por causa da I Guerra Mundial, apenas em 1935 a entidade entrou em funcionamento de facto. Tem por objetivo representar o Olimpismo e difundir o ideal olímpico no território brasileiro. Atualmente é presidida por Carlos Arthur Nuzman. Anualmente, o COB organiza o Prêmio Brasil Olímpico, que premia os melhores atletas do Brasil.

A sede do COB se situa na Barra da Tijuca, na cidade do Rio de Janeiro.




As Olimpíadas Antigas foram uma série de competições atléticas disputadas por atletas das cidades-estado que formavam a Grécia Antiga. De acordo com registros analisados por historiadores, os Jogos Olímpicos surgiram no ano de 776 a.C. na cidade de Olímpia (região sudoeste da Grécia). Estes jogos foram celebrados até o ano de 393.


As Olimpíadas possuíam uma grande importância para os gregos, pois possuía caráter religioso, político e esportivo. Primeiramente era uma forma de homenagem aos deuses, principalmente Zeus (deus dos deuses). Era também um momento importante na busca pela harmonia entre as cidades-estados. Servia também como um evento de valorização da saúde e do corpo saudável.

Os jogos ocorriam de quatro em quatro anos. Na época da realização do evento esportivo ocorria uma trégua nas guerras e conflitos. A conhecida "paz olímpica" servia para garantir segurança para os atletas que tinham que se deslocar de suas cidades-estado até Olímpia.


Na antiguidade somente os homens livres que falavam a língua grega podiam participar dos Jogos Olímpicos. Os vencedores das competições eram tratados como heróis em suas cidades-estado. Ganhavam prêmios que simbolizavam a honra e a glória conquistada. Coroas de louro e ramos de palmeira eram dados aos atletas vencedores.


Os atletas disputavam várias modalidades na antiguidade como, por exemplo, arremesso de disco, corrida, natação, pentatlo, boxe, luta, salto a distância entre outros. Já sobre o domínio do Império Romano cristianizado, os gregos foram proibidos, em 392 pelo imperador Teodósio I, de praticar qualquer manifestação que valorizasse o politeísmo (culto a vários deuses). Desta forma, os últimos Jogos Olímpicos ocorreram em 393.


Na Grécia Antiga, os Jogos Olímpicos eram, geralmente, realizados em cinco dias. No primeiro dia ocorria uma espécie de cerimônia de abertura com músicas e juramento dos atletas. No segundo dia ocorriam as competições de pentatlo e provas a cavalo. O terceiro dia era destinado a uma festa (banquete com carne) aos atletas, árbitros e pessoas da aristocracia grega. No quarto dia ocorriam as provas de corrida, boxe, luta e pancrácio (luta corporal sem armas). A cerimônia de encerramento ocorria no quinto dia com a premiação dos atletas vencedores.




bottom of page