top of page
Turma M301

Espanha

Transporte:

  • Avião:

A partir de Madri e de Barcelona há vôos para as principais cidades espanholas, mas só vale a pena tomar avião para percorrer longas distâncias, em regiões não abrangidas pelas linhas de trens de alta velocidade. Informe-se sobre os vôos domésticos da Iberia.


  • Trem:

Os trens na Espanha cobrem boa parte dos locais de interesse turístico e, principalmente entre os grandes centros, há muitos trens todos os dias. Os trens regionais ainda não são muito rápidas, mas a Espanha tem atualmente alguns trens modernos de alta velocidade (TALGO e AVE), que são utilizados nas ligações entre as maiores cidades do país e para destinos no exterior. O TALGO vai de Madri a Barcelona em uma hora e meia e o AVE, mais rápido, vai de Madri a Sevilha (a 530km ao sul) em aproximadamente duas horas e meia. Para informações sobre preços, linhas e horários de trens, consulte o site da rede ferroviária estatal RENFE.



  • Carro:

A Espanha tem autoestradas de alta velocidade, com cobrança de pedágio, além de pequenas estradas locais boas e pitorescas. Nos meses de verão, elas costumam ficar congestionadas e há grandes engarrafamentos em regiões mais turísticas. Dentro das cidades, porém, saiba que o carro não tem a menor utilidade e a dificuldade para estacioná-lo é a mesma que se encontra nos demais países europeus.

  • Ônibus

Os ônibus ligam as principais cidades da Espanha; são modernos, confortáveis e bastante práticos quando se trata de percorrer distâncias relativamente curtas. Mais baratos e frequentemente mais rápidos do que os trens, os ônibus na Espanha só não conseguem concorrer em rapidez com as modernas linhas de trens de alta velocidade.



Dicas de viagens:

Templo Expiatório da Sagrada Família

CampNou

Museu del Prado

Font magica de montjuic

Gran Canária



Moeda: Euro


Clima:

  • Oceânico

  • Continental

  • Mediterrâneo

  • Montanha

  • Árido

Restaurantes:

Lugares para comer bem e barato em Barcelona:

  • Restaurante BO DE B

http://cdn.homagetobcn.com/wp-content/uploads/2014/10/bo-de-b-551x319? 78c1fc




Bo B es famoso por enormes sándwiches y muy delicioso. Enel interior también sirven comida - enorme - que van de 4 a 7 euros. Cada persona pide en salada con tortilla ( truita Amanida i), que cuesta 5,50, y cuenta com el plato de ternera com ensalada (i AMANIDA Vedella), que custa 6,50. Pero también tiene pollo, pescado, se puede intercambiar la en salada de patatas bravas, pidas implemente un enorme platô de em salada o algunas otras opciones siempre cucarachas.




  • Restaurante Tucco

Este restaurante italiano se encuentra en un callejón escondido em el médio del barrio gótico. Los "Menú del día" coste o tradicional de 6,50 o 7,50 euros, em función del orden total, y se puede elegir entre varias opciones de pastas, salsas, postres y bebidas - incluyendo una copa de vino!. Si usted quiere invertir ~ ~ um poco más, también tiene otros menús especiales que no cuestan más de 9 euros. Cuenta con opciones con empanadas, em saladas, quiches y diversas masas diferentes. Como siempre, todo - pan, vino, postre - incluídos. Otra cosa maravillosa es que es uno de los pocos restaurantes que ofrecen menú del día, incluso durante la cena - hasta las 23h - a continuación, da de comer comida buena y barata allí en cualquier momento.

Hospedagem:

Chic & Basic mayerling-Madrid

Hostal patria-Madrid

The Boutike Hostel -Sevilla

Valencia lounge hostel-Valência

Hotel Navas-Granada

Diferenças culturais entre Espanha e Brasil

Aniversário:

Na Espanha é o aniversariante que paga!!. Se no seu aniversário você convida seus amigos para celebrar num bar, prepare-se! Você tem que pagar para todo mundo uma rodada de cerveja/shot, e nenhum deles tem a obrigação de te comprar nada. Se você não paga, pega mal pra você. Já no Brasil é diferente, você convida e geralmente os amigos se oferecem para pagar ou ajudar na conta.




Falar alto:

Na Espanha, as pessoas possuem a mania de falar alto, como por exemplo, se você estiver saindo de um restaurante o garçom grita lá no fundo “muchas gracias, hasta luego!”. Já no Brasil, dentro dos restaurantes o garçom tem o costume de despedir de você na sua mesa.



Avessos:

Na Espanha costuma-se usar o sobrenome do pai antes do da mãe, e os casais usam aliança na mão direita, e não na mão esquerda, totalmente contrária do que nós conhecemos. No Brasil temos o costume de usar o sobrenome da mãe antes do pai, e os casais usam a aliança de casal na mão esquerda.







Repetir palavras:

Seja por telefone ou pessoalmente, na Espanha todo mundo repete várias vezes “adiós”, “hasta luego” y “venga” e “vale” que é a palavra mais pronunciada equivale a um “ok”, “tá” “tá bom”. Numa conversa por telefone em que você fala para tal pessoa: “ah, então nos vemos mais tarde. Não esquece de trazer o livro”, é muito provável que ela te responda “vale, vale… venga! hasta luego!” “hasta luego” “venga, adiós!”.




Horários/Rotina:

É comum ouvir de qualquer pessoa que levanta antes das 8h que ela madrugou ou então que é um absurdo no Brasil almoçar às 12h. Os horários na Espanha são bem diferentes, tanto em relação a refeições, como trabalho/escola, hora de dormir, horário de bancos e outros prestadores de serviço.




Festas Tradicionais Da Espanha


Las Fallas:


É um festival baseado em antigas tradições em que são feitas alegorias que podem ser de madeira, papelão, papel machê, etc. Essas alegorias são espalhadas anualmente pela cidade espanhola de Valência nas noites do dia 15 de março. É feita então uma comemoração pelo dia de São Jose, em que esculturas dos mais variados temas são colocadas em diversos pontos da cidade para serem apreciadas.


A partir da meia noite do dia 19 de março que inicia-se o grande espetáculo: As esculturas (conhecidas como Fallas) são incendiadas. Isso mesmo que você leu, todo o trabalho feito pelos artistas vira cinzas, e este é o ponto principal do festival já que as fallas representam as tochas que as tropas do rei levavam para iluminar o caminho.


Esse período é de pura festa! Muita comida e bebida são vendidas em barraquinhas para o deleito dos turistas e habitantes da cidade. Além dos fogos que são soltos como uma festa de virada de ano. Se um dia você tiver a oportunidade de ir a Espanha, super recomendamos uma visita a cidade de Valência, principalmente durante Las Fallas.




Sant Joan:



Dia 23 de junho é a véspera do dia de Sant Joan (San Juan em espanhol) e essa época também marca o solstício de verão. A data é comemorada com a maior festa do ano em Barcelona e vários outros pontos da Espanha e da Europa, principalmente na costa do Mediterrâneo.

Assemelhando-se as comemorações de São João no Brasil, há fogueiras, bombinhas, rojões, fogos de artifício, etc. Jantares comunitários e barraquinhas são organizadas pela cidade, onde o prato mais apreciado é as Cocas de Sant Juan, um pão doce com frutas cristalizadas.

Rolam também festas particulares em que não vale reclamar do barulho do vizinho pois durante esse período é permitido. Além das discotecas e das baladas que rolam até de manhã. Mas o ponto alto da festa fica nas praias onde a população se reúne e cria fogueiras para festejar.





Cabalgata de los Reyes Magos:


Responda rápido: De acordo com a tradição, quem trás os presentes de natal? Certamente você deve ter pensado no Papai Noel. Por mais que não acredite mais nele ou nunca tenha acreditado, o bom velhinho é o símbolo do natal. Porém se essa pergunta fosse feita na Espanha a resposta seria um pouco diferente: Os Reis Magos.

Na Espanha a tradição é as crianças receberem seus presentes no dia dos Reis Magos, 6 de janeiro, dia em que de acordo com a tradição cristã Melquior, Baltazar e Gaspar presentearam o menino Jesus. Desfiles com carros alegóricos iluminados e com a presença dos três reis magos podem ser vistos nas ruas e doces são distribuídos para as crianças. Tudo é televisionado.




As touradas:


Um dos espetáculos mais antigos e populares da Espanha, a tourada é uma tradição conhecida mundialmente. Teve início no século XVIII e é considerado um esporte em que um homem tem que tourear a pé um touro bravo em uma arena.

É divida em três terços. O primeiro terço é o de varas em que a força e a disposição do animal é posta prova através da “suerte de capote” (o ato da capa vermelha. No segundo terço são feitas as bandarilhas que tem como objetivo reavivar o animal antes do final da corrida. No último terço é mostrada a habilidade do toureiro onde ele fica cara a cara com o touro. Terminado o espetáculo, é esperada a reação do público que podem ser vaias ou silêncio em caso de desaprovação ou aplausos em caso de agrado.

As Arenas mais importantes do país são Las Ventas de Madri e e La Maestranza de Sevilha. Porém o evento causa polêmica por conta dos atos cometidos com os animais. Diversos grupos defensores dos animais protestam pelo fim das touradas.



Flamenco:


É um estilo de dança castanhola que acompanha roupas chamativas. Possui origens além da espanhola fazendo parte da cultura dos mouras, judeus e principalmente ciganos. O flamenco surgiu em uma fusão dessas culturas em um momento histórico marcado pela dor, perseguição e sofrimento em que a dança servia como alívio e espírito de luta, esperança e orgulho.

Possui características únicas como palmas, sapateado, castanhola além da típica dança geralmente exercida por um casal com um traje especial. As mulheres usam um vestido geralmente todo vermelho e longo e os homens utilizam um traje preto e sapatos com salto.

O Flamenco espanhol é dividido em três categorias: Flamenco Jondo que é o mais tradicional. O Flamenco Clássico que é mais moderno e utiliza novas técnicas e o Flamenco Contemporâneo, que é uma mistura dos primeiros com a adição de jazz e fusion.

O Flamenco é uma integração entre arte, cultura e teatralidade na Espanha. É um estilo de dança contagiante e reflete a cultura de um povo que mesmo com a dor soube expressar a mais bela forma de arte.





Comidas Típicas:

  • Gazpacho


El gazpachoes una sopa fría a base de tomates, pepinos y pimientos, popular enelsur de España (Andalucía, Murcia y Valencia).

Receta de Gazpacho

Ingredientes

  • 6 tomates maduros

  • 1/2 pepino pequeno

  • 1trozo de pimiento verde

  • 1diente de ajo

  • Miga de panfrancés2 "ayer"

  • 3cucharadas (sopa) de azeite de oliva

  • 1cucharada (sopa) de vinagre

  • 1/2 litro de água

  • sal


Modo de preparo


  • Retire la cáscara dura del pan, dejando sólo las piezas de núcleo.

  • Limpiar los tomates, la eliminación de lostallos y pelar el pepino, la reserva de una pieza hasta sufinalización.

  • Picar el tomate, el pepino, el ajo y lapimienta verde y poner todo com el pan, aceite de oliva, vinagre, agua y sal e nun vaso de la licuadora y triturar todo hasta que tengala consistencia de un color rojizo y liso.

  • Transferir la crema a unbol, filtrarla, y dejar de lado enel refrigerador durante 1 hora aproximadamente.

  • Para servir, cortar lapieza reservada de pepino en cubos pequeños y espolvorear sobre la sopa.

  • Polvoron


El Polvorón mante cosa de lagalleta es una mi el típico de las celebraciones de Navidad española, la harina de trigo voluntad más tradicional y simples.que está hecho, lasalmendras sin cáscara, grasa de cerdo, azúcar refinada y canela. El más elaborado Polvorón, como los que vemos em la imagen de arriba, están llenos de chocolate, cereza confitada de coco rallado y francesa.


Receta de Polvorón

Ingredientes


  • 1taza de té de mantequillasin sal (ya he chacon margarina con sal, era bueno)

  • ½ taza de té de azúcarglas (se puede hacer con el azúcar regular, es más suave com los confiteros)

  • Té de vainilla1cucharadita

  • 3tazas de té de harina

  • ½ taza de nueces (se pueden cambiar por tuercas de parada o de cacahuete

Modo de Preparo

  • Mezcla todo y amasar hasta obtener una masa homogénea

  • Hacerbolitas y pressione con un tenedor

  • Hornear en horno moderado

  • Una vez listo passar el azúcarin palpable

Retirado de:












































bottom of page